Casa de Rute – Acolhimento Institucional para Mulheres em Situação de Violência
A Casa de Rute de Oliveira, implantada em 2023 pelo Lar Anália Franco no município de São Manuel – SP, é um serviço de acolhimento institucional voltado a mulheres em situação de violência, inserido na Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Destinada a mulheres adultas que enfrentam risco iminente à vida ou violações graves de direitos, a Casa de Rute oferece um espaço sigiloso, protegido e temporário, onde é possível romper com o ciclo da violência e iniciar a reconstrução de uma vida com dignidade, respeito e autonomia.
O acolhimento é realizado por uma equipe técnica interdisciplinar, composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e apoio técnico, que atuam de forma humanizada e qualificada no planejamento de ações individualizadas para cada mulher. Durante o período de permanência, são garantidos o acesso à moradia segura, alimentação, atendimento psicossocial, apoio jurídico e encaminhamentos para a rede intersetorial de políticas públicas.
Mais do que um local de proteção, a Casa de Rute é um lugar de recomeço. É onde as mulheres encontram escuta, apoio e ferramentas para reconstruir sua trajetória com segurança e liberdade. O serviço se articula com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo a responsabilização dos agressores e o empoderamento feminino.
A história de cada mulher acolhida na Casa de Rute é única — e, em todas elas, há um ponto comum: a coragem de recomeçar.
O Serviço é ofertado para mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou de gênero, que se encontram em risco iminente de morte ou ameaça, possuindo o direito de estarem inseridas em meio ao serviço de acolhimento. Durante a participação são ofertadas atividades atrativas, comemorativas e que contribuam com a autonomia, empoderamento, resiliência e ressignificação das vivências de violência, bem como, orientações e encaminhamentos conforme necessidade, prezando sempre pela qualidade de vida e integridade física e mental das atendidas e seus filhos(as) e/ou dependentes.
SAI: Promover um atendimento qualificado através do acolhimento institucional a mulheres em situação de violências domésticas e familiar, promovendo ações que garantam a integridade física e emocional, auxiliando no processo de reorganização da vida e o resgate da autoestima destas.
CASA DA MULHER: Com o intuito de melhor atender as demandas do Município, buscamos ampliar o serviço ofertado, onde vislumbra-se a expansão das ações prestadas, tendo como objetivo o atendimento não só para mulheres maiores de 18 anos, vitimas de violência, mas sim a todas mulheres e meninas, que vivenciam algum tipo de vulnerabilidade social.