O Programa Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000 e a Portaria 3.872 de 21 de dezembro 2023. Onde determina que as empresas incluam fortemente no seu quadro de funcionários jovens de 18 a 24 anos.
O objetivo desse programa é garantir profissionalização de adolescentes e jovens, através de parceria entre o Lar Anália Franco e Unidade Tomadora, capacitando-os profissionalmente para o atendimento das exigências do mercado de trabalho, assegurando qualificação teórica dos mesmos, necessária à execução das atividades práticas, bem como estimular seu interesse pela continuidade dos estudos.
O programa jovem aprendiz, foi implantado no Lar Anália Franco em 2023 e teve início com 25 jovens entre 18 a 24 anos, tendo realizado toda a carga horária prática e teórica prevista para o ano, com Certificado de Conclusão de Curso ao final do programa.
Existem várias formas de integrar um jovem, ainda inexperiente, ao mundo do trabalho. Aqui no Lar Anália Franco nós escolhemos disponibilizar a forma mais eficiente: capacitação diária e metódica por meio de atividades realísticas desempenhadas em nossas unidades criando, ainda, ambiente propício para discussão e reflexão de temas que reforcem a formação cidadã.
Nossa tarefa institucional é capacitá-lo para o ingresso no mercado de trabalho regional e, se bem aproveitar os conhecimentos que lhe serão apresentados, auxiliaremos a sua inclusão no mercado de trabalho por meio de parcerias com excelentes empresas da região.
Devido à grande repercussão positiva do programa, em 2024 foram ofertadas 45 vagas. Em 2025, iniciamos o ano com 53 aprendizes no programa de aprendizagem profissional, expandindo para diversas áreas de atuação, como Administração, Serviços de Alimentação, Atividades Gráficas (específicas).
O programa é registrado no MTE, sendo seguida toda legislação vigente, oportunizando assim o primeiro emprego para todos os participantes, que recebem uniforme para o desempenho do seu trabalho e tem alimentação diária no Lar Anália Franco.
Já passaram pelo programa mais de 90 jovens, muitos deles encaminhados para o mercado por meio de parcerias com empresas do segundo setor.
Como empresa parceira que atua diretamente no Programa Jovem Aprendiz temos a Ciranda Cultural Distribuidora LTDA que é uma das grandes clientes Grafilar; Grupo Magic; Edipro Edições Profissionais; Palavras Projetos Editoriais e Máxima Editora. Outros parceiros do programa: Governo de São Paulo, Prefeitura de São Manuel, CMDCA e Fundação Roberto Marinho.
Diante de todo esse contexto, o Lar Anália Franco busca expandir seu atendimento para os munícipios do entorno e empresas do segundo setor interessadas em capacitar jovens para o mercado de trabalho.