Projeto Programa Criança Feliz – Primeira Infância
O Programa Criança Feliz é uma ação que visa promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento infantil e no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, focando em aspectos como saúde, educação, afeto e convivência familiar. Sua implementação visa promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, período considerado crítico para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, promovendo a criação de um ambiente estimulante e acolhedor a esse público.
Uma das principais estratégias do programa é a realização de visitas domiciliares. É realizado acompanhamento das famílias, fornecendo suporte e orientações sobre práticas de cuidado, nutrição, desenvolvimento motor, linguagem e fortalecimento de vínculos afetivos. Por atender famílias em situação de vulnerabilidade, o programa desempenha um papel importante na redução de desigualdades, além de garantir que crianças tenham acesso aos estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento, prevenindo lacunas sociais e educacionais.
Pessoas Impactadas
Ao focar em famílias de baixa renda e que estão em situação de vulnerabilidade, ele garante que mesmo as crianças em situações adversas tenham oportunidades equivalentes às de outros grupos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária no futuro. Além disso, sua integração com outras políticas públicas potencializa resultados, promovendo ações conjuntas em saúde, educação e assistência social.
Investir na primeira infância, como o programa propõe, é investir no futuro, pois, crianças que recebem estímulos adequados nessa fase têm melhores desempenhos escolares, maior estabilidade emocional e melhores oportunidades na vida adulta, portanto, vai além do auxílio imediato às famílias, impactando positivamente toda a sociedade a longo prazo.
Diretamente, o serviço atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias inseridas no CadÚnico. Além disso, são atendidas crianças de até 72 meses cujas famílias são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como crianças de até 72 meses que estão temporariamente afastadas do convívio familiar, em decorrência de medida de proteção prevista no artigo 101, incisos VII e VIII, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), juntamente com suas famílias.
Através de nossas ações, temos como objetivo sempre estar expandindo a nossa meta de usuários atendidos, buscando sempre impactar o maior número de famílias com nossas ações e intervenções. Além disso, almejamos incluir os atendidos em campanhas de conscientização e promoção de educação, saúde e garantia de direitos, impactando de forma positiva nosso público atendido. Com o desenvolvimento eficaz da oferta, para o nosso futuro buscamos a melhoria no que diz respeito as avaliações quantitativas de desenvolvimento e cuidado com nossas gestantes e crianças que estão na fase da primeira infância.